Navegando da net a um tempo atrás dei de cara com uma comunidade que desconhecia existir no Brasil: Cervejeiros Caseiros.
Sim, eles existem... no Brasil não são muitos, porém o suficiente para participar dos diversos concursos de Mestre Cervejeiro espalhados pelo Brasil, inclusive um dos mais famosos, da Eisenbahn (www.eisenbahn.com.br).
Já no exterior, a coisa é muito mais difundida, principalmente nos EUA e Alemanha. Para se ter uma ideia, aqui temos poucos fornecedores de equipamentos e matéria prima, enquanto nos EUA tem uma Home Brew Shop em cada cidade, fora as lojas online)
Os processos utilizados pelos cervejeiros caseiros não exatamente novos, datam de milênios atrás. É claro que não se obtém uma Skol ou uma Original num processo caseiro, mas estas cervejas não merecem ser fabricadas em casa. Na sua casa, o mestre é você e são muitas as variáveis que permitem você desenvolver a SUA cerveja, adicionando mais (ou menos) malte, deixando-a mais amarga ou mais frutada, conforme a quantidade de lúpulo utilizada, ou mesmo escolhendo um tipo diferente de levedura para fermentar o seu "pão líquido". Pode ser tradicional e seguir as leis de pureza da Baviera ou adicionar caramelo, mel, açúcar mascavo, ou o que você imaginar que faça a sua cerveja ficar do seu jeito.
Desde que soube que é possível fazer cerveja em casa e não é caro, fiquei com vontade de tentar aprender este maravilhoso ofício como Hobby. Os equipamentos são bem simples e qualquer um com boa vontade e paciência podem fazer uma cerveja deliciosa em casa, ou pelo menos foi o que eu li.
Na internet eles vendem uns kits para iniciantes, mas como todo bom "pão duro" que gosta de projetos DIY (Faça você mesmo) resolvi comprar tudo a parte e montar o necessário, economizando uma graninha.
Não vou ficar detalhando todos os equipamentos nem nada pois, tem diversos sites que já fazem isso muito bem e eu vou colocar alguns links no final do post. Só adianto que não passa de panelas, baldes, instrumentos de medição, mangueiras e etc... nada complexo, afinal, a quinhentos anos atrás já se faziam cervejas maravilhosas com baixa tecnologia, certo?!
Nos próximos posts eu descrevo como foi a minha primeira leva de cerveja caseira e mostro como resolvi alguns problemas que encontrei até agora.
Sites interessantes:
ACervA Paulista Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulistas - Muito legal, dão dicas de equipamentos (onde comprar), tem receitas e organizam encontros.
Cerveja Artesanal - A Turma - Dão boas dicas, são muito prestativos por email e vendem equipamentos e insumos p/ cerveja artesanal.
Brewing Sessions - Blog Brasileiro bem detalhado sobre cerveja caseira, o processos, equipamentos, DIY, insumos.
How To Brew - Livro Americano considerado uma das bíblias sobre cerveja artesanal, disponível gratuitamente para leitura online.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)